www.adaoramos.com Contatore visite
bandiera-capo-verde-immagine-animata-0008 Textos Inìcio Biografia Video Fotos Concertos Mùsica

IL PORTALE DELLA MUSICA CABO-VERDIANA IN ITALIA

B. Leza Record Studio Adão Ramos: Mùsico - Compositor - Vocalista
    B. Leza Record Studio    
 

BIOGRAFIA DE Adão Ramos

 

Nasci em São Nicolau, Morro Braz no dia 17 de Outubro de 1959.

De certa maneira, o meu percurso artístico, começa a ganhar forma e expressão na Itália em 1978, quando com alguns amigos meus conterrâneos, formamos o conjunto Os Unidos que com o passar do tempo se transformou na fantástica aventura que foi o Conjunto Cabo Verde Novo.

Diga-se de passagem, quando cheguei em Roma, conhecia apenas algumas notas no violão. No entanto, já trazia dentro de mim a vontade e a determinação de exprimir os meus sentimentos através da música. Com a ajuda de familiares, procurei logo uma escola de música, porque o meu maior sonho era aprender a tocar e a tocar bem e, dediquei-me de corpo e alma nos estudos do violão, teclados, cavaquinho e viola baixo.

Em 1982 conseguimos lançar o nosso primeiro LP – Moreninha que por sinal foi muito bem aceite seja junto dos nossos patrícios em Itália, também em Cabo Verde e na diáspora em geral

          A partir deste primeiro trabalho que veio a consolidar o Conjunto Cabo Verde Novo, o primeiro Grupo Musical de Africanos neste país, começamos a viajar em continuação pelas várias cidades Italianas, realizando concertos para as Comunidades Cabo-verdianas mas, também em manifestações italianas e de carácter internacional, cantando músicas de nossa autoria mas também musicas populares de Cabo Verde.

Em 1982, no dia 31 de Dezembro, actuamos numa das mais importantes praças da Capital Italiana, juntos com uma Orquestra Italiana com mais de 70.000 pessoas, eventos que mereceu visibilidade no primeiro diário de Roma, IL MESSAGERO.

Em 1983 o nosso conjunto muda de nome e passa a ser conhecido com o nome TROPICAL SOUND, altura em que começamos a participar em programas dar Rádio e Televisão italianas, RAI 3 e RAI 2, em colaboração com alguns artistas Italianos e também a tomar parte  nalguns Filmes, ocasião que nos permitiu conhecer e trabalhar com alguns dos personagens mais significativos da musica Italiana como Adriano Celentano, Tony Esposito, Renzo Arbore, mais tarde, Teresa de Sio, Irene Grandi e outros.